03/10/2022

Qual o papel da enfermagem no centro cirúrgico?

O papel da enfermagem no centro cirúrgico é assistencial, mas também gerencial. A seguir, abordamos com detalhes as responsabilidades do profissional nas salas de cirurgia. Confira!

 

Assistência no centro cirúrgico

Prestar assistência significa incumbir-se do cuidado integral do paciente antes, durante e após a cirurgia. Desse modo, o profissional zela pelo bem-estar e pela recuperação da pessoa que sofre determinado problema de saúde. Vale destacar que a abordagem pré-operatória é essencial para criar um laço de confiança e preparar o emocional do enfermo.

 

Além disso, cabe ao enfermeiro realizar o preparo físico do paciente, o qual inclui três fases.

 

  • Realização de exames pré-cirúrgicos

Envolve a coleta de materiais, a medicação e a aplicação de soro, por exemplo. Também, é preciso averiguar os sintomas do paciente, cuidar para que ele realize o jejum recomendado, consultar os sinais vitais e explicar cada procedimento que será realizado, entre outras tarefas.

  • Preparo na véspera do procedimento

Dentre as atividades realizadas pelo profissional de enfermagem, vale mencionar a checagem de pedidos e preparos especiais, a coleta de materiais, a verificação das informações sobre a cirurgia, o acompanhamento da alimentação, a observação dos sintomas, a limpeza do paciente e o preparo da pele para a intervenção cirúrgica.

  • Preparo físico na data da intervenção

No dia da realização do procedimento, é papel do enfermeiro observar se todos os procedimentos anteriores foram adequadamente executados. Além disso, o profissional de saúde deve verificar a temperatura, o pulso, a pressão arterial e a respiração do paciente, ministrar a medicação pré-anestésica e conduzir a pessoa que será operada até o centro cirúrgico.

 

No momento da intervenção cirúrgica, o profissional de enfermagem tem a função de oferecer ajuda ao cirurgião com os instrumentais utilizados. Ainda, é sua responsabilidade recolher biópsias que serão posteriormente analisadas e esterilizar as indumentárias de toda a equipe de cirurgia.

 

As tarefas do enfermeiro permanecem no pós-cirúrgico. Afinal, ele precisa monitorar as condições de saúde do paciente, observando qualquer sintoma incomum e realizando o controle dos sinais vitais. Outros cuidados são necessários, como a ajuda na higiene pessoal e a realização de troca de curativos.

 

Tarefas de gestão

Para além da assistência ao paciente, o profissional de enfermagem que atua em centros cirúrgicos também está incumbido de tarefas de gestão. Integram suas funções, por exemplo, a capacitação e o desenvolvimento constantes de sua equipe, o controle de medicamentos, anestésicos e materiais, a utilização adequada de instrumentos e equipamentos e a implementação de medidas de segurança — tanto em benefício dos pacientes como dos colaboradores.

 

Ainda no papel de gestor, o enfermeiro é responsável por coordenar e supervisionar as tarefas assistenciais, cuidar para que sua equipe atue em conformidade com os procedimentos e as normas do estabelecimento de saúde, organizar escalas mensais e assegurar que os procedimentos executados no centro cirúrgico estejam de acordo com os princípios éticos.

 

Fonte: volkdobrasil