28/04/2022

Profissionais de saúde podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho?

O jaleco faz parte dos chamados EPIs, é um equipamento de proteção individual que deve ser utilizado pelos profissionais da área de saúde quando trabalham em hospitais, clínicas, ambulatórios, centros cirúrgicos e demais instituições do ramo. Entretanto, não é incomum vermos nas ruas esses mesmos profissionais utilizando jalecos, levantando o questionamento: esse comportamento é errado?

 

A resposta é sim, é errado. Profissionais de saúde não podem usar jaleco fora do ambiente de trabalho, e isso inclusive virou Lei, devido ao grande número de trabalhadores que fazem uso desse EPI em ambientes nada higiênicos, o que pode aumentar os riscos de contaminação para os pacientes e os próprios profissionais.

 

O que diz a Lei sobre o uso de jalecos fora do ambiente de trabalho?

A norma 32.2.4.6.2 da Norma Regulamentadora NR-32 dispõe que os trabalhadores não devem deixar seu local de trabalho utilizando equipamentos de proteção individual e as vestimentas exclusivas de suas atividades. E foi baseada nela que ainda em 2011 foi sancionada a Lei Nº 14.466, de 8 de junho de 2011, do Estado de São Paulo, proibindo o uso de jalecos e aventais fora das unidades de saúde.

 

Essa questão também é levantada pela OMS - Organização Mundial de Saúde em seu manual de biossegurança laboratorial, visando a proteção de todos. Então porque muitos profissionais ainda insistem em fazer uso do jaleco fora dos seus ambientes de trabalho?

 

Alguns afirmam que com a rotina corrida, acabam esquecendo de tirá-lo, outros desejam mostrar seu orgulho pela profissão que desempenham, mas independente do motivo, especialistas e autoridades explicam que é importante que a segurança e a saúde venham em primeiro lugar.

 

Fonte: E+B Educação | Daniele Marques