31/08/2022

6 Razões para começar a usar jaleco

Você já faz o uso de jalecos em sua clínica?

 

Até o final do século XX era muito comum ver profissionais da saúde vestidos de branco, em sua grande maioria, da cabeça aos pés.

 

Ainda podemos ver vários, especialmente os que estão no mercado há mais tempo, usarem as vestimentas brancas, acompanhadas ou não de jalecos, mas também cresce, entre os mais jovens, a tendência por usar roupas de cores variadas, complementadas pelos jalecos, quando estão no exercício de função profissional.

 

Além disso, outra tendência que tem ganhado força é usar jalecos que fujam do branco tradicional, podendo ser adequados de acordo com o segmento profissional da pessoa: mais clássico, de cores neutras, tons pastéis ou escuros, com tecidos de cores vibrantes e até mesmo estampados ou de bichinhos.

 

Usar jaleco, seguindo as orientações de higiene e segurança, pode muito mais do que uma forma de mostrar que você é um profissional da saúde. Como ele é possível expressar seu perfil, seja mais elegante ou divertido, e fazer disso sua marca registrada.

 

Se você ainda é resistente ao uso de jalecos, independente do modelo, listamos seis razões que irão fazê-lo mudar de ideia:

 

1 – Proteção do profissional

O jaleco surgiu no final da Idade Média para proteger os médicos europeus da peste bubônica. Na época era feito de tecidos escuros. Já no século 19 os jalecos brancos conquistaram lugar de destaque, pois neles era mais fácil ver a higiene. Alguns profissionais acreditam que além da cor clara, o jaleco também deve ter mangas longas e punhos.

 

Os de tecido devem ser trocados diariamente e usados apenas nos espaços de atendimento. E isso serve para qualquer profissional de saúde.

 

Já os jalecos descartáveis são indicados para serem usados uma única vez, durante procedimentos especiais, como cirurgias. Além de proteger a saúde do profissional, os jalecos protegem suas roupas de, por exemplo, alguma substância química utilizada em procedimentos, bem como secreções do paciente.

 

2 – Proteção do paciente

Os jalecos, de acordo com lei vigente, devem ser utilizados apenas em ambiente de atendimento. Junto com a máscara e luvas, dependendo do segmento profissional, o acessório garante que os pacientes estarão em um ambiente seguro e livre de bactérias e vírus. Isso porque, qualquer micro-organismo que, por acaso tenha ficado na roupa do profissional, será bloqueado pelo uso do jaleco.

 

3 – O jaleco pode ser um uniforme, mas com vantagens

Mesmo que o profissional tenha que trocá-los diariamente, como qualquer uniforme, os jalecos não precisam ser necessariamente todos iguais.

 

Quando se usa um uniforme, a vantagem é não precisar pensar, todos os dias, em qual roupa vestir e não ter a necessidade de um orçamento investido apenas em roupas para o trabalho.

 

Usando jaleco o profissional pode optar por uma roupa confortável para usar embaixo, que lhe dê mobilidade para exercer suas funções. E como dito anteriormente, é possível também variar os jalecos, para não enjoar de vestir do modelo e cor.

 

4 – Jaleco passa credibilidade

Pode parecer bobagem, mas um jaleco bem cortado, limpo e passado, sempre passa credibilidade ao paciente. Ver um profissional asseado com suas vestimentas mostra que, provavelmente, ele também se preocupa com o espaço físico como um todo, e com a saúde da pessoa que está em seu consultório ou clínica.

 

5 – Jalecos podem ser seu diferencial

Você pode estar pensado, mas como um diferencial se todos os profissionais de saúde usam jaleco? A resposta é simples, basta que você crie seu próprio estilo e personalize suas peças.

 

Uma dica é fugir do clássico branco, e mesmo que você prefira usar a cor, inove com botões coloridos, algum bordado ou aplicação, um detalhe nas mangas ou gola. Isso sem contar a infinidade de cores que estão disponíveis e as estampas.

 

Se o seu público for infantil, por exemplo, certamente seus pacientes vão gostar de vê-lo com um jaleco de bichinhos ou mesmo algum personagem.

 

6 – Jalecos fazem o profissional se sentir bem

Isso mesmo, um jaleco confortável e bonito consegue dar esse misto de segurança e bem-estar ao profissional. Assim como um jornalista se identifica como tal ao segurar um microfone, um profissional da saúde também se sente confiante no espaço de atuação ao vestir seu jaleco, é como se fosse sua farda, sua maneira de mostrar o que tem a oferecer.

 

Por tudo isso, se você ainda não aderiu aos jalecos lembre-se, nunca é tarde para se entregar a essa paixão.

 

Escolha o modelo e cor com os quais mais se identifica e faça um teste. Em pouco tempo não conseguirá mais viver sem.

 

 

Fonte: EmpórioCraft